quinta-feira, 8 de abril de 2010

CELEBRAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA DANÇA


O Dia Internacional da Dança vem sendo celebrado no dia 29 de abril, promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos os tipos de dança.
A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.
Entre os objetivos do Dia da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos os sistemas de educação, do ensino infantil ao superior, além de incorporarem em seus planos de ação cultural as demandas desta forma de arte.
Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o professor Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior!). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública."
Esta realidade constatada mundialmente encontra eco em Belo Horizonte e no dia 29 de abril próximo o Coletivo criado para o dia Internacional da Dança adere a esta grande rede. Os bailarinos, mestres, coreógrafos, pesquisadores, associações, organizações, agrupamentos se mobilizam para promover uma ocupação artística da Praça da Liberdade (sede do complexo cultural da cidade) durante todo o dia, a partir de 7 horas da manhã até as 22 horas, com mostras de coreografias, performances, aulas públicas de diversas modalidades de dança e shows que embalarão dançarinos e público em geral em um grande baile. Todas as atividades serão gratuitas.
Nesta ocasião pretendemos proporcionar ao público em geral uma mostra da diversidade da produção de dança na cidade de Belo Horizonte e de outras regiões do estado de Minas Gerais.
Objetivos
A razão principal destas jornadas em celebração ao Dia Internacional da Dança é atrair a atenção do grande público para a arte da dança e em particular um público novo que geralmente não assiste a espetáculos de dança.

Local
O espaço idealizado para esta celebração é a Praça da Liberdade, sede simbólica do Circuito Cultural Praça da Liberdade. Este circuito é formado pelo Espaço TIM UFMG do Conhecimento, Museu das Minas e do Metal EBX, Memorial Minas Gerais Vale, o Centro de Arte Popular Cemig e o Centro Cultural Banco do Brasil. Ainda fazem parte do circuito, o Museu Mineiro, Arquivo Público Mineiro e a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, revitalizados nos últimos anos e já abertos à visitação pública. Ao todo, o complexo terá 12 prédios.
“Esta praça foi concebida para ser a praça do poder há 120 anos, quando Belo horizonte foi construída para ser sede do Governo de Minas. Hoje ela virou praça do povo. Vamos ter, aqui, o mais importante circuito cultural do Brasil. Nada mais emocionante que poder andar pela praça e ver que a Praça da Liberdade, símbolo maior de Belo Horizonte, da nossa capital, vai virar esse Circuito. O mundo vai vir aqui, o Brasil vai vir aqui e os mineiros vão, no dia a dia, usufruir disso, disse Aécio Neves, em entrevista”
Daí, celebrar o dia internacional da Dança neste espaço significa também dialogar e marcar espaço desta linguagem neste audacioso projeto.


PREPARAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA DANÇA EM BELO HORIZONTE

Organização
Este evento de caráter civil e corporativo está sendo idealizado e organizado por companhias de dança, grupos independentes ou amadores, escolas, associações e outras organizações relacionadas com a produção em dança de Belo Horizonte e de cidades do estado de Minas Gerais na medida do possível organizados, contado com apoio de órgãos como repartições oficiais, municipalidades, empresas comerciais, etc.
Este evento não visa arrecadação de recursos financeiros.

Conteúdo
Os organizadores têm completa liberdade para definir o conteúdo do evento, assegurando que se inclua informação sobre a arte da dança, sua história, sua importância na sociedade, seu caráter universal.
Isto pode ser por meio de extratos de espetáculo, performance, aulas públicas, textos particulares distribuídos entre o público presente, citações em blogs, etc.

Tipos de intervenções
As ações dedicadas a celebrar o Dia Internacional da Dança podem ser aulas abertas, ensaios ao ar livre, conferências, publicações, diários e revistas, bailes populares, programas no rádio e TV, espetáculos de rua, nota no programa de espetáculos ou outros eventos que celebrem a dança no dia 29, etc.

Coordenação
Para que tenha um maior êxito optamos por dividir os organizadores do evento em grupos de trabalho. Estes grupos de trabalho agem de forma transversal e corporativa.

Produção
Encarregado de aglutinar informações e coordenar a logística do evento este grupo tem como principais atributos:
• Se ocupar da liberação do espaço público pretendido para realização do evento;
• Acompanhar e se responsabilizar por documentos que viabilizam estas liberações;
• Avaliar as condições técnicas do local do evento;
• Recepcionar demandas técnicas dos participantes;
• Distribuir a programação em uma grade
A equipe de produção do evento é voluntária e recepcionará as demandas de cada grupo assim como a lista de materiais cedidos por estes e fará a intermediação entre o equipamento técnico disponibilizado através de apoios, para que todos possam ter a melhor condição possível de participação no evento.

Divulgação
Encarregado de criar estratégias de divulgação para o evento no dia 29 e posterior, este grupo tem como principais atributos:
• Buscar apoios para registro fotográfico, videográficos;
• Captar material de divulgação dos participantes (releases, fotos, etc.);
• Organizar e distribuir o release do evento;
• Contatar organizações especializadas a nível nacional e regional para a difusão dos atos programados;
• Acionar imprensa e todos meios de comunicação;
• Convidar personalidades do mundo oficial e pessoas que habitualmente não concorrem a espetáculos de dança.
A equipe de divulgação do evento é voluntária. Gostaríamos de frisar que a produção de qualquer material impresso particularizado deverá ser previamente comunicado para que todos tenham ciência do que estamos divulgando.

Apoio técnico
Encarregado pelo monitoramento e pela fruição dos espetáculos no dia 29, este grupo tem como atributos principais:
• Se responsabilizar para que sejam cumpridos os horários e acordos previamente fixados em assembléia;
• Decidir a inclusão de manifestações que pleiteiem espaço de apresentação no dia;
• Dar apoio possível aos artistas em suas demandas;
• Garantir na medida do possível a visibilidade para o público das ações exibidas;
• Informar o público presente do conteúdo do evento
Também formada por voluntários, esta equipe se reveza nos horários do dia de acordo com a grade de programação.

Ciente e destas informações acima, os interessados em participar devem preencher o questionário abaixo e encaminhE para o e-mail diadanca@gmail.com impreterivelmente até o dia 11 de abril de 2010.


Questionário
Sua resposta na data estabelecida é importante para a criação da grade das apresentações.

Identificação do Artísta
NOME DA INSTITUIÇÃO (GRUPO, ESCOLA, COLETIVO, ARTISTAS INDEPENDENTES E ETC.):
NOME DO RESPONSÁVEL:

Contatos
TELEFONE:
E-MAIL:
ENDEREÇO:

Intervenção
TIPO DE INTERVENÇÃO:
NOME DA INTERVENÇÃO:
RESUMO DA AÇÃO (sinopse breve):
DURAÇÃO:
NUMERO DE PESSOAS ENVOLVIDAS:
MELHOR HORÁRIO PARA SUA INTERVENÇÃO:
ÁREA IDEAL PARA SUA PARTICIPAÇÃO: (CLICAR NO MAPA PARA VISUALIZAR MELHOR)
INDIQUE O NÚMERO DA AREA ESCOLHIDA:(PODE UTILIZAR MAIS DE UM NUMERO, OU COLOCAR ENTRE UM E/OU OUTRO)
DESCRIÇÃO DAS MÚSICAS UTILIZADAS E OS RESPECTIVOS COMPOSITORES:
* O evento não se responsabiliza pela liberação de direitos autorais das obras apresentadas, ECAD ou SBAT.

Necessidades técnicas para a intervenção
INFORME DA MÍDIA UTILIZADA (CD, MD, DVD ou outra):
NO CASO DE MÚSICA AO VIVO INFORME O TIPO DE MICROFONE A SER UTILIZADO:
INFORME O APARATO TÉCNICO QUE LEVARÁ PARA O LOCAL PARA SUA INTERVENÇÃO:
* Importante frisar que transporte regional ou local de grupos, figurinos, aparatos técnicos exclusivos de cada apresentação, fica a cargo dos interessados em participar do evento.
QUAL É A NECESSIDADE DE APOIO TÉCNICO PARA SUA INTERVENÇÃO:

Parceria logística
Reiteramos que esta é uma manifestação civil e corporativa e não conta com recursos ou apoios pré-estabelecidos. A mobilização do Coletivo é que garante a organização, divulgação e realização do evento proposto por todos.

QUE MATERIAL TÉCNICO PRÓPRIO VOCÊ PODERÁ DISPONIBILIZAR PARA O EVENTO:
TRANSPORTE IDEAL PARA ESTE MATERIAL:

Registro do Evento
TEM COMO FAZER REGISTRO DO EVENTO( ) SIM ( )NÃO
PODE REGISTRAR OUTROS ARTISTAS EM HORÁRIO PROXIMO À SUA INTERVENÇÃO?
( ) SIM ( )NÃO
MODO DE REGISTRO
( ) FOTO
( ) VIDEO
( )AMBOS
* A equipe de divulgação do evento requisitará a cessão dos direito de uso de imagens(vídeos e fotos produzidas no evento) para divulgação posterior nos meios de comunicação especializados de dança.

ANOTE SUAS OBSERVAÇÕES OU INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário